Coronavírus, chamados para se arriscar

Estamos nas primeiras horas da manhã e estou em um campo de cólera olhando a cena ao meu redor. Há pessoas por toda parte – em camas, bancos, no chão, até deitados em carrinhos de mão. Olhos afundados olham para mim enquanto olho para a linha de gotejamentos intravenosos e aparelhos ligados aos pacientes, o cheiro de cloro no meu nariz. O número de pessoas é esmagador – existem cerca de 700 pacientes em um acampamento com capacidade para 200 pessoas.

Caminhando entre eles nas tendas montadas às pressas, há uma equipe de enfermeiras, médicos e estudantes de medicina que cuidam dos doentes, limpando o vômito e diarréia, fazendo medicamentos intravenosos para alguns e dando reidratação oral a outros. Um aluno está orando particularmente por um idoso doente. Quando me viro, um menino de 7 anos é carregado – ele parece ter quatro anos, desnutrido, mal respirando. Uma cânula já está em posição e oramos para que ele viva.

Escrevi o texto acima há pouco mais de dez anos, durante a crise de cólera no Zimbábue. Foram registrados 98.585 casos e mais de 4.000 mortes. O serviço de saúde estava sobrecarregado. E, no entanto, no meio de tudo, algo bonito estava acontecendo. Os cristãos estavam ficando e cuidando dos outros nas mais severas circunstâncias. Eu me perguntei: ‘o que leva as pessoas a serem as mãos e os pés de Jesus, mesmo que isso lhes custe algo?’

Então, para a nossa situação atual com o COVID-19. O que isso significa para os profissionais de saúde nos próximos dias e semanas? Talvez arriscar nossa saúde mental e física; estar isolado de nossas famílias; sendo colocado em situações intoleráveis ​​e vendo pessoas morrerem de forma horrível. Embora não sejamos chamados para nos esgotar ou para imprudência, podemos ser chamados a nos arriscar e colocar as necessidades dos outros antes das nossas.

Minha parábola favorita é Mateus 13:44, onde Jesus diz: 

“O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo. (Mateus 13:44-NVI)

Imagine andar em um campo e encontrar um tesouro que vale muito mais do que qualquer coisa que você possa ganhar nesta vida. Mais do que um lar, uma família, um bom trabalho, até a alegria de ajudar as pessoas. E você vai para casa e vende tudo para comprar esse campo. As pessoas perguntam: ‘O que você está fazendo? Que tolice! Mas você vai embora com alegria porque encontrou algo pelo qual vale a pena perder tudo.

Billy Graham conhecia o tesouro que encontrou e deu sua vida a ele. Antes de morrer, ele disse: “Algum dia você lerá ou ouvirá que Billy Graham está morto. Não acredite nisso. Estarei mais vivo do que estou agora. Apenas mudarei de endereço. Eu terei entrado na presença de Deus. ”

Como muitos que o precederam, ele tinha fé no filho de Deus que tudo provê e tudo satisfaz, Jesus. Ele sabia que estava seguro; ele sabia que Deus está no trono e é soberano sobre a vida e a morte, a doença e a saúde. A realidade é que estamos seguros. Seja na vida ou na morte, estamos eternamente seguros nEle (João 10: 28-30).

Toda crise traz ameaças e oportunidades. Você não pode desvincular as duas. Enquanto as ameaças nos cercam, o mesmo acontece com as oportunidades para as pessoas aprenderem sobre o cuidado cristão. Não apenas dos cristãos, talvez, mas também dos não-cristãos que, no entanto, carregam a imagem de Deus e servem ao nosso lado, talvez não reconhecendo a fonte de sua empatia pelos companheiros à sua imagem.

Então, vamos ser as mãos e os pés de Cristo e mostrá-lo ao mundo. ‘Nada faz o valor de Jesus brilhar mais que o amor sacrificial por outras pessoas em nome de Jesus. Dar a vida para o bem dos outros engrandece Jesus mais do que qualquer outra coisa ” (John Piper, Risk Is Right, pág. 15). Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos (João 15:13). Muitos grandes homens e mulheres se foram antes de nós. Muitos deles médicos e enfermeiros. Muitos dos 245 milhões de cristãos que sofreram altos níveis de perseguição no ano passado não serão ouvidos. Mas nós os encontraremos no céu. Em vez de perguntar: ‘Por que devo correr riscos por Jesus’, muitos deles disseram: ‘Como poderia eu DEIXAR de me arriscar por Jesus?’

De volta ao campo de cólera. Fui até um dos estudantes de medicina do último ano que haviam sido escalados para ajudar e perguntei por que ele estava lá. Ele respondeu:

‘Deus não é um Deus que se afasta e observa … Jesus está neste campo de cólera, entre o vômito e a diarréia, cheio de compaixão por essas pessoas. Perguntei-me onde Jesus estaria no Natal e sabia que ele estaria aqui, então também queria estar aqui.

Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.’ (Romanos 8:38 – NVI)


Por John Greenall1.

Republicado com permissão dos CMF Blogs2.

Tradução: Médicos de Cristo

Referências: 

1. https://cmfblog.org.uk/author/john-greenall/

2. https://cmfblog.org.uk/2020/03/20/christianity-in-a-time-of-plague/

1 Comments

  1. […] En Français, Español, Português. […]

Leave a Comment