Um salmo na epidemia – Confiança triunfa sobre o medo

Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: ‘Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio’. (Salmos 91:1-2 NVI)

O Salmo 91, também chamado de ‘Hino Triunfal de Confiança’, é uma jóia. Ele inspirou paz e incentivo a milhões de crentes no meio do julgamento. Segundo alguns comentaristas, foi escrito em meio a uma epidemia de pestilência. (2 Samuel 24:13 [1]) As circunstâncias foram semelhantes às que estamos enfrentando hoje. Sua mensagem, portanto, é muito relevante para nossa atual situação epidêmica.

Vivemos dias de ansiedade e incerteza. O mundo inteiro está com medo. De repente, nos tornamos conscientes da fragilidade da vida. O que acontecerá amanhã? A força na qual os homens contemporâneos acreditavam estar seguros se transformou em fraqueza, há rachaduras na rocha e nos sentimos vulneráveis. As pessoas procuram uma mensagem de serenidade e tranquilidade. Onde encontrá-la?

A mensagem do Salmo 91 é resumida em uma frase: a confiança triunfa sobre o medo. O salmista apresenta três frases-chave que resumem a “jornada” da ansiedade-medo à confiança:

  • «Meu Deus»: O que Deus é para mim
  • «Ele te livrará»: O que Deus faz por mim
  • «Confiarei»: Minha resposta

1 «Meu Deus»: o caráter de Deus

O salmo começa com uma descrição deslumbrante do caráter de Deus. Até quatro nomes diferentes são mencionados nos dois versículos iniciais para explicar quem e como Deus é. Que portão de entrada formidável para confiar! Segundo o salmista, Deus é o Altíssimo, o Todo-Poderoso, o Senhor (Yahweh) e o Deus sublime (Elohim).

A consciência da grandeza de Deus é o fundamento de nossa confiança. Podemos parafrasear um provérbio popular e dizer ‘diga-me como é o seu Deus e eu lhe direi como é sua confiança’. Na hora do medo, o primeiro passo é erguer os olhos para o céu, olhar para Deus e contemplar Sua grandeza e soberania. Ao fazer isso, o salmista experimenta que Deus é seu abrigo, sua sombra, sua esperança e sua fortaleza. O retrato de Deus em “quatro dimensões” produz uma bênção quadruplicada! Saber como Deus realmente é, é de fato o ponto de partida na jornada em direção à confiança.

Note, no entanto, que o salmista se refere a Ele como MEU Deus. Essa pequena palavra, ‘meu’, abre uma perspectiva única e muda muitas coisas: o Deus do salmista é um Deus pessoal e próximo, que intervém em sua vida e se preocupa com seus medos e necessidades. Essa é uma das características mais distintivas da fé cristã: Deus não é apenas o Todo-Poderoso, o Criador do universo, mas também o Pai íntimo, o Abba (‘papai’) que me ama e me guarda. (Gálatas 4:6 [2]) Este é o nosso grande privilégio: Deus cuida de nós, como o Pai cuida de seu filho, porque em Cristo somos feitos filhos adotivos de Deus. O salmista descreve essa experiência com uma bela metáfora:

“Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor.” (Salmo 91:4 NVI)

2. «Ele te livrará»: a providência de Deus

“Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal. Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor. Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia, nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia.” (Salmos 91:3-6 NVI)

Chegamos ao coração do salmo: a proteção de Deus na prática. A consciência da grandeza de Deus deve ser seguida pela consciência da providência de Deus. Este é um ponto crucial, chave na experiência da fé. Tornar-se-á uma fonte insuperável de paz e serenidade se a entendermos bem. Mas, se não a entendermos bem, provavelmente cairemos em erros e extremos, ou nos sentiremos frustrados com Deus.

O diabo tenta manipular com o salmo. É muito significativo que o diabo tenha tentado Jesus (Mateus 4:6 [3], Lucas 4:10-11[4]) com uma citação dupla deste salmo: “Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos; com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra.” (Salmos 91:11-12 NVI) O mau uso das promessas de proteção divina também é uma tentação hoje. Cuidado com a super espiritualidade e super fé. Pode ser uma maneira de tentar a Deus, como a forte resposta de Jesus a Satanás nos ensina: “Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus.” (Mateus 4:7 NVI) Confiar em Deus não nos exime de agir com responsabilidade e sabedoria.

Dito isto, não podemos minimizar a poderosa proteção de Deus sobre aqueles que confiam nEle:

“Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome. Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.” (Salmos 91:14-15 NVI)

Uma apólice com todos os riscos? A palavra-chave é ‘livrar’. O que realmente significa a frase ‘Deus te livrará’? A mesma expressão é usada na vida de José: Deus o livrou de todos os seus problemas (Atos 7:10 [5]), e ainda assim o patriarca teve que passar por muitos vales de sombra e morte. Deus não o impediu do julgamento, mas Ele o resgatou. Como Spurgeon disse, não é possível que aqueles que são amados por Deus estejam livres de todo o mal. A fé não garante a ausência de prova, mas garante vitória sobre prova. O apóstolo Paulo desenvolve essa idéia de maneira majestosa no hino de Romanos 8:28-39: “Mas, em todas estas coisas (provações) somos mais que vencedores, por meio dAquele que nos amou.” (Romanos 8:37 NVI)

Assim, a fé em Cristo não é uma vacina contra todo mal, mas uma garantia de total segurança, a segurança de que, “se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31 NVI) Este salmo não é uma promessa de imunidade completa, mas uma declaração de total confiança. Essa confiança na proteção de Deus é expressa de três maneiras.

Em todas as provações,

  • Deus sabe
  • Deus controla
  • Deus se importa (comigo).

Nada acontece na vida dos filhos de Deus sem Seu conhecimento e Seu controle. (1 Coríntios 10:13 [6]) O acaso não existe na vida do crente. A majestosa providência de nosso Deus pessoal – o Abba – brilha intensamente nos momentos mais sombrios: “Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.” (Salmos 91:7 NVI) Nada nos acontecerá se Ele não permitir, como vemos tão vividamente na experiência de Jó. O mais notável é que essa promessa é ratificada pelo próprio Senhor Jesus:

“Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!” (Mateus 10:29-31 NVI, ver também Lucas 12:6-7 [7])

3. Minha resposta: «Confiarei»

Depois de contemplar o caráter de Deus – o que Ele é para mim – e Sua providência – o que Ele faz na minha vida. vida – o salmista exclama com firmeza: “o Meu Deus, em quem eu confio.” (Salmos 91:2 NVI)

Esta é uma sequência lógica. Confiança é a resposta para algumas evidências. O salmista conheceu Deus pessoalmente, intimamente: “pois conhece meu nome.” (Salmos 91:14 NVI) Esse conhecimento o leva a se apaixonar por Ele: “Ele me ama” (Salmo 91:14) e a um relacionamento próximo com Ele. Aqui temos o cerne da fé cristã: é a confiança que nasce de um relacionamento amoroso, a certeza de que o amado não me falhará porque Ele (Deus) é fiel.

Nossa vida não está à mercê de um vírus, mas nas mãos do Deus Todo-Poderoso. Aí reside a certeza de nossa fé e o fundamento da confiança que supera todo medo. Não há lugar para o triunfalismo, mas certamente há triunfo. É o triunfo que Cristo nos garantiu com Sua vitória sobre o mal e o maligno na cruz. É o mesmo Cristo cujas últimas palavras na Terra foram:

“E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” (Mateus 28:20 NVI)


Tradução: Médicos de Cristo

Referências

1. “Então Gade foi a Davi e lhe perguntou: ‘O que você prefere: três anos de fome em sua terra; três meses fugindo de seus adversários, que o perseguirão; ou três dias de praga em sua terra? Pense bem e diga-me o que deverei responder àquele que me enviou’.” (2 Samuel 24:13 NVI)

2. “E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho ao coração de vocês, e ele clama: ‘Aba, Pai’.” (Gálatas 4:6 NVI)

3. “Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’”. (Mateus 4:6 NVI)

4. “Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito,para o guardarem;com as mãos eles o segurarão,para que você não tropece em alguma pedra’.” (Lucas 4:10-11)

5. “E o libertou de todas as suas tribulações, dando a José favor e sabedoria diante do faraó, rei do Egito; este o tornou governador do Egito e de todo o seu palácio.”(Atos 7:10)

6. “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar.” (1 Coríntios 10:13 NVI)

7. “Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? Contudo, nenhum deles é esquecido por Deus. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!” (Lucas 12:6-7)

1 Comments

  1. […] На Pусском, Español, Português […]

Leave a Comment